Passa ai contenuti principali

Αγνοστείςμε

Sejam todos bem vindos ao universo das coisas incognoscíveis à mente humana como o fato verídico de que nada pode ser comprovado realmente sem uma porcentagem mínima que seja de erro, além de que a humanidade é limitada e nada comprovado à um pode ser comprovado igualmente à outro. A verdade se ela existe é limitada, e nem todos podem palpá-la, por isso caímos muitas vezes em nossos próprios enganos, e nos permitimos a creditar no que quisermos. E é sobre isso que será esse lindo blog feito para receber você que quer acreditar no que quiser tendo consciência de que nada é real, se permitindo mergulhar no universo que é a sua própria mente.
Muitas pessoas acreditam realmente no que elas criaram para suportar esse mundo fútil e inútil, mas outras ainda conseguem se livrar disso e criar um novo idealismo para substituir as crenças impostas pela sociedade. O grande problema é quando essas pessoas levam a sério esses idealismos, que acabam substituindo o que era antes a religião. Só é lindo ter um idealismo se você não está realmente preocupado com ele, se você não levá-lo a sério. Aqui no universo das coisas incognoscíveis que é o idealismo agnóstico-teísta buscamos representar esse descompromisso que devemos ter com os nossos idealismos para que não caíamos nas mesmas ilusões que muitas pessoas religiosas e políticas tropicam e caem.
O Agnosticismo como todos nós bem sabemos é uma vertente epistemológica na qual nós não nos submetemos a crer e nem descrer em um Deus, porque não há a menor necessidade de perdermos o nosso tempo discutindo esses tipos de questões que como um bom neo-pirrônico deve bem saber nada tem como se comprovar, nem na ciência, muito menos na religião. Mas para deixarmos claro há dois tipos de Agnosticismo, que é o agnosticismo ateu propriamente dito que é o ateu que pouco se importa com a discussão sobre a existência ou inexistência de Deus (ignoteísta), ou que até aceita a possibilidade de existência dele, mas que sabe que não tem como comprová-la então não tem que perder o seu tempo com isso (ignóstico ateu); e por outro lado há o agnosticismo teísta, que embora não crê em Deus 100% sabe que não tem como comprovar a sua existência​ e não perde o seu tempo também discutindo sobre ela, mas frequenta cultos religiosos ou tem algum tipo de prática ou rito, que embora não retrata sua agnosticidade representa bem o seu lado teísta mesmo desacreditando na possibilidade de comprovação da existência de qualquer coisa além desse mundo (ignóstico teísta).
Enquanto há essas duas vertentes agnósticas ainda tem aqueles que dizem que a realidade em si é incognoscível ou que a mente humana é incapaz de comprovar a existência ou inexistência de algo que seja maior do que nós, essa vertente é o Ignosticismo que pode tender também tanto para o teísmo como para o ateísmo. O melhor da hipótese do Ignosticismo é que não temos que provar nada já que não podemos, assim podendo nos permitir ir com maior facilidade para o apateísmo (apatia com relação a uma possível existência de Deus) não nos importando realmente se Deus existe ou não.
Este blog, por enquanto chamado Agnosteísmo, tem como intenção retratar uma visão agnóstico-teísta do mundo, embora muitas vezes ainda me demonstrarei pendendo para o Ignosticismo e pro Apateísmo ainda tenho uma forte tendência teísta nos meus discursos, embora seja um discurso eclético e sincrético, ainda assim, como vocês já podem ter percebido, há o peso da minha despreocupação com relação a esse assunto, não só me demonstrarei despreocupado, mas, como também já foi perceptível, eu me proporei a militar pela desnecessidade dessa preocupação com relação a qualquer tipo de idealismo, pois eles foram criados apenas para serem distrações nesse mundo cruel, monótono e chato; nada mais. Por isso sempre darei ênfase nisso, nenhum idealismo deve ser levado a sério, por mais bonito que pareça ser, devemos saber separar a realidade das coisas.

Commenti

Post popolari in questo blog

Παναθεϊσμός

As correntes pandeístas e, principalmente as pan-ateístas, são as que melhores representarão esse blog. O que é o Panateísmo? É uma descrença absoluta na existência de Deus através do todo, tudo existe e sempre existirá, mas isso não significa que haja algum ser ou consciência sobrena no universo, ou que seja apenas um "motor" como acredita o deísmo. O Panateísmo acredita num todo absoluto, mas que não consciente, ao contrário dos pandeístas que acreditam no mesmo todo, mas como uma forma de consciência que é o próprio universo. Este blog dará mais atenção a uma visão panateísta, porém essa visão de "todo absoluto" sempre será relativizada aqui no blog, porque ao mesmo tempo que "tudo" existe, nada também está lá. Não há como algo ser realmente absoluto no universo, tudo sempre acaba se relativizando em algum ponto, o que é bom para nós as vezes, e toda essa relativização nos permitirá abordar no blog uma visão polipanateísta, já que o objetivo desse blog